Desde sua descoberta, os metais ferrosos tornaram-se de grande importância na construção mecânica. Os metais ferrosos mais importantes são o aço: material tenaz, de excelentes propriedades e de fácil trabalho e o ferro fundido: material amplamente empregado na construção mecânica; podendo substituir o aço em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem, embora não possua resistência igual.
Esses metais são ligas de ferro e carbono, que podem ainda apresentar na sua composição elementos como fósforo, manganês, silício, cobre, enxofre, entre outros. A rigor, possuem uma porcentagem de ferro superior a 90%, daí a denominação de metais ferrosos, uma porcentagem máxima de carbono de 5%, com os demais elementos aparecendo em porcentagens relativamente reduzidas.
Como esses materiais são fáceis de serem trabalhados, com eles é construída a maior parte de máquinas, ferramentas, estruturas, bem como instalações que necessitam materiais de grande resistência.
sucata de
METAIS NÃO FERROSOS
Esses metais são utilizados geralmente isolados ou em forma de ligas metálicas, algumas delas são amplamente empregadas na construção de máquinas, automóveis, tratamento galvânicos de superfície de materiais, componentes elétricos, construções aeronáuticas e navais.
Metais não ferrosos são metais ou ligas metálicas (mistura de metais) que não contém ferro ou, se o tem, a quantidade é pequena. Alumínio, bronze, cobre, estanho e latão são exemplos de metais não ferrosos, utilizados por indústrias de segmentos diferentes, desde o simples até o complexo. Esses metais são utilizados geralmente isolados ou em forma de ligas metálicas, algumas delas são amplamente empregadas na construção de máquinas, automóveis, componentes elétricos, construções aeronáuticas, navais, entre outras.
** Em 2014, o país reciclou 540 mil toneladas de alumínio. Desse total, 289,5 mil toneladas referem-se à sucata de latas de alumínio para bebidas, o que corresponde a 98,4% do total de embalagens consumidas em 2014, índice que mantém o Brasil na liderança mundial desde 2001. (fonte: ABAL - Associação Brasileira do Alumínio)
sucata de
PAPEL / PAPELÃO
O crescimento da consciência ambiental e o atual mercado vêm a importância de uma excelente comercialização e destinação de aparas de papéis para otimizar a reciclagem, à medida em que a mesma contribui para a preservação e conservação do meio ambiente e para a solução da destinação de parte do lixo urbano.
Os principais fatores de incentivo a reciclagem de papel, são a preservação dos recursos naturais, minimização da poluição e a diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros.
sucata de
PLÁSTICO
O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado. O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum.
A fabricação de plástico reciclado economiza 70% de energia, considerando todo o processo desde a exploração da matéria-prima primária até a formação do produto final. Além disso, se o produto descartado permanecesse no meio ambiente, poderia estar causando maior poluição.
Do total de plásticos produzidos no Brasil, só reciclamos 15%